Retorno aos Estudos
E após uma temporada OUT OF TAROT, eu voltei. Acho que precisei de um tempo sem manipular esse instrumento, para realmente entender os limites do sagrado e do profano. Á todos aqueles que se dedicam a algum estudo, como o tarot, ou runas, etc, deveriam periodicamente fazer um retiro desses instrumentos. Eles são incríveis, mas a vida também deve ser vista com outros instrumentos, e nao só apenas baseadas nessas ferramentas. Estava eu, digamos, em estudo intensivo do tatot. Foi uma experiência incrível, mas percebi que no rítmo que ia, poderia enlouquecer. Sim, um momento de fraqueza, talvez nao puis em prática a TEMPERANÇA, muito menos a JUSTIÇA que aprendi com o tarot, mas que não vinha aplicando. Posso me considerar melhor e mais preparado pra continuar os estudos do tarot. Todavia, não voltarei a todo gás, pois as coisas precisam ser graduais. Minha vida não é só o Tarot. Tenho outras mil coisas para fazer, outros compromissos para honrar, mas acredito que com calma vou conseguir desenvolver todas as atividades.
Deixo agora um arcano que muito gosto, e que essa semana sonhei com sua silhueta. O mais interessante que não foi do tarot que eu uso como estudo, pelo contrário, foi um tarot que pouco conheço, o de CROWLEY.
O arcano foi A RETIFICAÇÃO - VIII


RÁPIDA ANÁLISE
O Arcano VIII, também conhecido como A JUSTIÇA trás a ideia de ajustamento ( ADJUSTMENT no de crowley). Aspectos positivos e negativos devem ser comparados e a balança não deve pender para nenhum dos lados. Diferentemente sa tradição, no TAROT DE CROWLEY, a justiça está com a espada voltada para baixo, ou seja, em uma posição passiva, não preparada para um corte, como ocorre com a maioria das representações da justiça em outros tarots.

Não sem bem por que a espada da Justiça do tarot de crowley está abaixada... isso merece algum estudo... irei pesquisar, e assim que descobrir, postarei novamente. 
Continuando a análise... Segundo Hajo Banzhaf, em seu livro A VIAGEM DO HERÓI, a justiça tem a ver com o amadurecimento, com a esperteza. Compreender as leis do mundo, fazer um julgamento sensato e MUITO equilibrado. Não de deixar levar pelos sentimentos... Há como resultados possiveis desse arcano, o reconhecimento justo das ações já feitas, ou até mesmo o que chamam vulgarmente de pôr os pratos a limpo, lavar roupa suja. Tudo aquilo que não está legal será submetido a esse arcano. Tudo que está em excesso, ou em falta, desviado e torto, passará pela justiça. Não é atoa que o desenho no TAROT DE CROWLEY nos remete linhas retas, perfeitas e bem alinhadas, Além das esferas perfeitas que  há também na lâmina. Lidar com a Justiça, nem sempre é facil, então, o cuidado com preconceitos, julgamentos precipitados, opiniões alheias podem esconder a verdade e ao final, o que era para ser justo, torna-se uma injustiça.