Introdução aos Arcanos Menores

Bom, estamos aqui para falar um pouco sobre os arcanos menores. Hoje fui questionado sobre numerologia, e achei interessante posta aqui algumas ideias que têm por base a numerologia voltada aos aspectos do tarot. Começaremos dividindo os arcanos menores em 4 grupos, pelas correspondências de seus naipes e de seus respectivos elementares. Abaixo de cada NAIPE/ELEMENTO também já discutiremos as vibrações ou mancias que eles nos trazem. Antes de mais nada é valido lembrar que os arcanos menores do tarot representam uma esfera mais humana, e portanto, possuem um grau de complexidade menor. São siginificativos para assuntos mais corriqueiros, comuns a vida humana. É valido lembrar que os Arcanos MAIORES também podem dizer muito sobre o mundo humano, mas, além disso, falam muito sobre uma escala de consciência superior. Seguimos com o assunto:
FOGO: NAIPE DE BASTÕES (obs: ou ESPADAS - [VIDE FINAL DA POSTAGEM])
*Traz consigo vribrações de Paixões, atitudes, entusiasmo, exautação, ações ativas. ENERGIA, que em termos piscicológicos, quer dizer Intuição, inspiração interior, poder de imaginação. O ser elemental é a SALAMANDRA.
ÁGUA: NAIPE DE TAÇAS*Traz consigo vibrações de Emoções, sentimentos, sensibilidade São as sensações que dão profundidade ao impulso criativo presente no naipe de fogo. É um naipe BRANDO, PASSIVO. Geralmente trabalha relacionamentos e a vida pessoal. São realidas provindas do mais interno do ser humano, portanto, algumas vezes ilógias e voláteis.
AR: NAIPE DE ESPADAS/GLÁDIOS (obs: ou BASTÕES - [VIDE FINAL DA POSTAGEM])
*Traz consigo vibrações de transformação, cortes, lutas, disputas. É relacionado também aos assuntos mentais, portanto, racionais, diferente do naipe de taças, que trabalha a emoçao. É o elemento remediador da confusão e indecisão. Traz ações precisas e muitas vezes dolorosas. Em geral, demonstra desafios.
TERRA: NAIPE DE DISCOS/MOEDAS*Traz consigo vibrações relacionadas ao plano MATERIAL. Finanças, ganhos e perdas, trabalhos. Pode ser também o simbolo do corpo, o ser físico e suas necessidades físicas. É a base da criatividade, da emoçao e do intelecto. O simbolo que muito o acompanha é a estrela de 5 pontas, que representa a magia terrestre. Podemos sintetiza-lo em uma frase: "O que eu tenho" - é isso que está representado nesse naipe.

Passados pelos significados básicos dos naipes, vamos aos números. É interessante dizer que a partir disso, relaciona-se o número com o naipe e tem-se a mancia do arcano menor. Haverá algumas discordancias se formos olhar os tarots da atualidade. A questão é que cada autor coloca em seu deck a vibração que mais lhe parece correta, ou melhor bem encaixada, entretanto, aqui estarão os significados basicos, e que poderão se desdobrar nos significados que vemos nos arcanos de Ridew Waite ou de Crowley, por exemplo.

NUMERO UM (1)/ÁS : Ínicio, começo, Realidade Nova. Toda a força do elemento condensada. Número do poder criativo e do potencial.
NÚMERO DOIS(2): Polaridade que se complementa. O aprendizado com o outro. As forças do Ás se divide em dois polos opostos.
NÚMERO TRÊS(3):  Poder da manifestação, Algo acontece, dois produtos que unidos chegam à um novo resultado. Uma realidade que já está manifestada. Não existe a possibilidade nesse número, as coisas simplesmente são e acontecem. Pode significar o primeiro estágio atingido. O número 1 contem a ideia, o 2 é o par que pode segui-la e o 3 são os frutos dela.
NÚMERO QUATRO(4): Estrutura, Solidez, Firmamento, raízes sólidas e verdadeiras, comprometimento. Pode ser simbolizado pela cruz (4 pontos) ou pela quadrado, estrutura rígida. Número da realidade, lógica e razão. A essencia tríplice mente, corpo e espírito é levada para formar um quadrado.
NÚMERO CINCO (5): Desafios, Superação a ser conquistada, Rigor, Dificuldade. Interioridade a ser Trabalhada. É o número das incertezas, ele nao tem vibrações constantes e pode mudar. No tarot, ele representa muito mais adversidades do que na própria numerologia.
NÚMERO SEIS(6): Amor, concórdia, harmonia, filantropia, equilíbrio. O simbolo é a estrela de seis pontas, sendo um triangulo pra cima, e outro para baixo, resultando no equilíbrio. Pode ser encarada como o oposto do número CINCO.
NÚMERO SETE(7): Representa Movimento, evolução, conquista. Diz respeito a conclusão de ciclos. É um Número mágico. Muitas manifestações tem como base o 7. Sete dias da semana, sete arcanjos, sete dias para criar o mundo, sete virtudes, sete pecados capitais, sete planetas pessoas (na astrologia). OBS: No naipe de Discos, nem sempre o sete tem vibrações positivas. Fique atento. Pode ser um caso que é mais facil perder do que ganhar, mas nao necessariamente já se manifesta negativamente.
NÚMERO OITO(8): Síntese, transformação, regeneração. Duas forças que trazem a mesma essência, ou seja, um possivel equilibrio de forças opostas. É a supressão do antigo, arcaico que nao propicia evolução, para que no seu lugar haja a colocação de algo novo, promissor.
NÚMERO NOVE (9): Aperfeiçoamento, prosperidade. Todos os números anteriores são combinados no nove, para que em seguida, a realização se finalize no número dez. " É aquele sentimento de que uma obra nunca está finalizada, sempre há como aperfeiçoa-la".
NÚMERO DEZ(10): Final real de uma situação, de um ciclo. Apesar de mostrar final, há a indicação de um caminho novo, ou de recomeço. Em GLÁDIOS e PAUS, pode siginificar DESAFIOS ainda a serem vencidos.

FIGURAS DA CORTE
Nesse momento, gostaria de dizer que há várias abordagens para essas figuras. No meu caso, colocarei a mais simples, porém muito útil. É valido lembrar que em uma leitura, os arcanos menores da corte podem representar aspectos a serem trabalhados, como tabém pessoas envolvidas na situação. Cabe ao operador convencionar o papel dessas figuras na leitura.

VALETE/PAJEM: É a figura de um serviçal, um anunciador. Traz mensagens de algo que já existe. Pode ser uma ideia, um sentimento, um conflito, ou um prêmio. Se for representar uma pessoa, pode ser alguem jovem.
CAVALEIROS: Representa o Estado de espírito que deve ser Alcançado. Seja de empolgação, de calmaria, de Ação e combate, ou de investidor. Se for representar uma pessoa, pode ser um homem jovem ( mais velho que o pajem, mais novo que o Rei) que está disposto a causar mudanças, servir, entre outras infinitas possibilidades.
RAINHA: É a representação do poder TOTAL de atração da força do elemento. Receptividade total do naipe. No geral, não tendem a indicar acontecimentos, como o Pajem ou cavaleiro. Pode ser um alerta, sendo demonstrado os dois lados da polaridade. Algumas vezes, são o espelho da personalidade do consulente.
REI: Atitude e força TOTAL do elemento. Todo o poder de decisão concentrado. É o par da Rainha, e portanto, pode demonstrar os reflexos ativos da personalidade do consulente. Podem também ser conselhos de como agir, etc. Tudo isso dependerá da convenção do Operador.


OBS²: Como comentei acima, Há uma nova vertente de estudiosos do tarot que afirmar ser espadas representante do elemento fogo, e paus elemento ar. A justificativa: Espada é um simbolo mais ativo, de força e ação, relacionado ao KUNDALINI, então, uma energia de fogo. Paus está ligado as atitudes e criatividades, algo menos passivo do que espadas. NO ENTANTO, ESSA INVERSÃO NAO MUDA O SENTIO DOS ARCANOS!!!! É só uma outra analogia, o sentido dos arcanos CONTINUAM O MESMO.