segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Origens do Tarot

DATA ORIGINAL: 01/11/2012

Durante esse tempo que vim estudando o tarot, ví inúmeras teorias e histórias sobre a origem do tarot. Confesso que todas são maravilhosas, inclusive há algumas das quais há comprovações histórias. Por exemplo, o primeiro tarot documentado foi o de Visconti Sforza, de 1440. É valido lembrar que esse foi o primeiro registro de um tarot COMPLETO, ou seja, formado por 78 ARCANOS.

Apesar de essa ser uma versão histórica documentada, não é essa a que me interessa nesse momento. Gostaria de falar sobre a origem celestial, cósmica do tarot. Sim! Uma origem de uma consciência sobre-humana. A começar pelos arcanos MAIORES, que estão ligados à uma consciência divina, angelical. Tudo começa no episódio chamado A QUEDA DOS ANJOS.
Segundo essa versão, os arcanos maiores têm sua origem embasada na queda dos Anjos... Mikael, Lúcifer... Quando esses anjos caíram, a construção que os sustentavam é a que chamamos de pirâmide, e esta, estaria representada na constelação de Órion.
 As três estrelas alinhadas, que chamamos de três marias seria o topo da pirâmide, e as quatro ao redor, sua base. Assim, temos uma pirâmide cósmica de onde os anjos caíram do plano espiritual e foram para um plano, digamos, da alma, representado na pirâmide seguida, situada na constelação do CRUZEIRO DO SUL. Nessa queda abrupta, suas consciencias ''apagaram'' 22 estrelas muito próxima a essa pirâmide cosmica, e que na astronomia tem o nome de NEBULOSA SACO DE CARVÃO. Nesse momento, que suas consciencias angelicais apagaram tais estrelas, na seqüencia, caíram na Terra. A partir daí, as 22 estrelas apagadas se tornam os 22 arcanos MAIORES com caracteristicas angelicais, e não humanas. No entanto, usamos o tarot para responder-nos questões relativos ao plano humano, que nesse caso também funciona. Por que? Simples. A consciência angelical está acima da consciência humana, portanto, qualquer consciência abaixo estaria acessível pelos arcanos do tarot. Dessa ideia, podemos encontrar o tarot da NOVA ERA, que trás conceitos muito renovados, dando a possibilidade de acessar a uma SEXTA CONSCIÊNCIA. ( ser humano, e anjos, quarta e quinta consciência, respectivamente)
Finalmente, chegaram esses anjos ao nosso Planeta. Estando aqui e tendo o contato com as primeiras civilizações, introduziram o conhecimento do tarot. Daí pra frente, já sabemos alguns resultados. O mais legal dessa teoria é que assim como esses anjos vieram de pirâmides, as primeiras civilizações também contruiram pirâmides, o que nos leva a crer que isso era uma forma de tentar se RELIGAR ou VOLTAR para um âmbito divino, de onde todos um dia viemos.
Eis então uma história bem resumida desse processo de origem. Para mais aprofundamento, somente na astrologia, e talvez, posteriormente, trabalharei melhor esses conceitos iniciais da origem dos ARCANOS MAIORES. Os arcanos MENORES serão trabalhados em uma futura postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário